Foi-se o tempo em que os leitores eletrônicos de livros eram todos iguais. Conforme o segmento foi crescendo, novos modelos começaram a surgir no mercado. O Kindle é um dos e-readers mais populares – não à toa, já que conta com recursos únicos, como a biblioteca virtual do Kindle Unlimited.
Hoje, existem aparelhos para todos os tipos de leitores: desde aqueles mais simples, para momentos mais esporádicos, até aqueles mais completos e confortáveis. Isso sem falar da diferença de custo de cada um, algo que certamente faz diferença na hora da compra.
Mas o preço não deve ser o único fator a se considerar. Se você costuma ler enquanto está à beira da piscina, por exemplo, talvez o modelo de entrada não seja o ideal, já que ele não é à prova d’água. Neste caso, vale a pena investir um pouco mais e adquirir o Kindle Paperwhite, resistente a mergulhos de até dois metros de profundidade.
Para leitores ávidos, esse dispositivo é uma mão na roda. Ele evita que seja preciso carregar peso em papel por aí e com uma tela muito mais confortável aos olhos que um smartphone, por exemplo. São poucos os concorrentes disponíveis no Brasil, além de ter uma biblioteca bem melhor abastecida que os demais.
A seguir, confira as opções de dispositivos Kindle, quais são os mais populares e as diferenças essenciais entre cada um deles: conforto, preço, tamanho, peso e, claro, qualidade da tela.