No dia a dia, o KaBuM! Smart 900 tem um desempenho muito eficiente, ainda mais considerando que ele funciona de forma totalmente independente. Ele faz tudo e meu único trabalho é tirar as “distrações” do caminho — que aqui em casa são as cadeiras, lixeiras e os comedouros dos gatos.
Desde o primeiro uso, ele mostrou cumprir o que promete. A configuração via app é bem fácil e intuitiva, e o mapeamento inteligente realmente é preciso e ajuda a otimizar a limpeza, evitando que o aspirador fique preso ou repita trajetos sem necessidade.
Por exemplo, apesar de o apartamento ter 48 m², nem toda a área é de fato ível ao aspirador. No teste realizado antes da publicação deste texto, por exemplo, o robô ou pelas áreas livres de um quarto, além do corredor e da sala, aspirando uma área total de 18m² em 22 minutos.
A escovinha lateral, porém, está presente apenas de um lado — sendo que a versão anterior, o KaBuM! Smart 700, tinha uma de cada lado. Porém, na prática, ela não parece tão necessária, já que ela tende a “arremessar” grãos maiores, como ração, durante a limpeza.
Outro ponto que me surpreendeu foi como ele a pelo desnível de 3 cm de altura que tem entre chão do corredor e da cozinha. Nas primeiras tentativas, ele precisou de ajuda, mas em poucos dias de usos começou a subir e descer sozinho.
A potência do modelo Smart 900 também é maior do que a versão anterior: 45W contra 28W. Isso permite alterar os modos de sucção entre uma opção mais potente — e mais barulhenta— e a sucção ecológica — que, apesar de mais silenciosa, deixa ar algumas sujeirinhas. Mesmo assim, acaba sendo útil, ainda mais considerando que eu moro em apartamento e, às vezes, eu o ligo durante à noite.
Um ponto de atenção é a robustez do aparelho, que é mais alto do que um aspirador robô de entrada. Além disso, ele tem um sensor na parte superior, que aumenta a espessura e acaba impossibilitando a agem debaixo dos móveis com entrada mais estreita — ele não consegue entrar no vão da cama box, por exemplo.
No mais, basta dar o comando pelo app ou via assistente virtual que o robô faz toda a limpeza e, ao final, volta para a base, despejando nela toda a poeira e sujeira acumulada.